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Curso de Hidráulica Aplicada

Matricule-se agora por R$ 98,90
  • AULA 1
    • Escoamentos
    • Sumário da aula
  • AULA 2
    • Tipos de Escoamentos
    • Sumário da aula
  • AULA 3
    • Fórmulas Universal
    • Sumário da aula
    • Nikuradse
    • Diagrama de Moody
  • AULA 4
    • Exercícios de Aplicação
    • Sumário da aula
    • Exercícios Aula 4
  • AULA 5
    • Perdas Distribuída e Localizada
    • Sumário da aula
    • Perdas de carga localizadas - Valores Aproximados de K
    • Valores de Comprimento Equivalente
    • Resolução de Exercício - Cálculo da perda de carga entre os pontos A e B
  • AULA 6
    • Fórmulas Empíricas no Cálculo da Perda de Carga
    • Sumário da aula
    • Coeficientes C de Hazen-Willians
  • AULA 7
    • Planos, Linhas de Carga e Pressões
    • Sumário da aula
    • Pressões Estática e Dinâmica
  • AULA 8
    • Adutoras por Gravidade e Posição dos Encanamentos
    • Sumário da aula
  • AULA 9
    • Teoria dos Sifões e Golpe de Ariete
    • Sumário da aula
  • AULA 10
    • Exercícios Conceituais
    • Sumário da aula
  • AULA 11
    • Sistemas de Recalque e Bombas
    • Sumário da aula
  • AULA 12
    • Altura Manométrica e Potência
    • Sumário da aula
  • AULA 13
    • Altura Manométrica e Cálculo de Aplicação
    • Sumário da aula
  • AULA 14
    • Definição da Vazão, Cálculo e Dimensionamento Econômico de Tubulações
    • Sumário da aula
  • AULA 15
    • Escolha e Associação de Bombas
    • Sumário da aula
  • AULA 16
    • Cavitação em Bombas
    • Sumário da aula
    • Tabelas Pressões
  • AULA 17
    • Redes de Distribuição
    • Sumário da aula
  • AULA 18
    • Escoamentos em Condutos Livres
    • Sumário da aula
  • AULA 19
    • Cálculo dos Escoamentos Livres
    • Sumário da aula
    • Coeficientes n de Manning
    • Valores de M na fórmula de Bazin
    • Exercício Proposto
  • AULA 20
    • Aplicação e Escoamentos em Condutos Circulares
    • Sumário da aula
    • Tabela de relações entre A, P, V e Q
    • Exercício
  • AULA 21
    • Energia Específica
    • Sumário da aula
  • AULA 22
    • Ressalto Hidráulico
    • Sumário da aula
    • Determinação de h1 e h2 do ressalto
    • Teoria do Remanso
    • Tipos de Ressalto
  • AULA 23
    • Discussões Gerais sobre Condutos Livres
    • Sumário da aula
    • Velocidades, Comprimentos equivalentes e K

Descrição do curso

O curso de Hidráulica Aplicada tem como objetivo focar os mecanismos dos escoamentos por condutos forçados, gravidade e recalque (por bombeamento), além dos escoamentos livres em dutos e canais. O equacionamento teórico e experimental é fundamental na solução de problemas hidráulicos, principalmente no setor de saneamento básico, no qual a aplicação desses conceitos é fundamental. 

Categoria: Hidráulica

Informações gerais

Conteúdo
  • • Teoria dos Escoamentos
  • • Tipos de Escoamentos
  • • Fórmula Universal de Perda de Carga
  • • Aplicações
  • • Emprego do Diagrama de Moody
  • • Perda de Carga Distribuída e Localizada
  • • Fórmulas Empíricas de Perda de Carga
  • • Planos e Linhas de Energia/Carga
  • • Adutoras por Gravidade
  • • Posição dos encanamentos
  • • Teoria dos Sifões
  • • Golpe de Aríete
  • • Resolução de Exercícios
  • • Adutoras por Recalque
  • • Bombas
  • • Altura Manométrica e Potência das Bombas
  • • Aplicação do cálculo da Altura Manométrica
  • • Dimensionamento econômico de Sistemas de Recalque
  • • Escolha e Associação de Bombas
  • • Estudo da Cavitação
  • • Redes de Distribuição de água para abastecimento
  • • Estudo dos Condutos Livres
  • • Cálculo dos Condutos Livres
  • • Escoamentos livres em Condutos Circulares
  • • Energia Específica em condutos livres
  • • Ressalto Hidráulico
  • • Discussões sobre condutos livres
Objetivo

O objetivo geral do curso é fornecer ao aluno conhecimentos fundamentais para que ele possa entender, projetar e resolver problemas técnicos referentes aos escoamentos livres e forçados. Esse conhecimento possibilitará a solução de problemas referentes aos sistemas de abastecimento público e predial de água, sistemas de combate a incêndios por hidrantes, sistemas de coleta e transporte de esgotos sanitários, sistemas de drenagem urbana, estudo de canais, sistemas de irrigação, entre outros.

Dentre os objetivos específicos podem ser citados:

  • Conhecimento das diferenças entre escoamentos forçados e livres;
  • Conhecimento das grandezas envolvidas nos sistemas citados; 
  • Conhecimento das formulações envolvidas para cálculo dos condutos livres e forçados; 
  • Análise das pressões envolvidas em condutos forçados; 
  • Restrições de uso das formulações.

Público-alvo

O curso se destina a operadores de sistemas de saneamento: abastecimento de água e sistemas de esgotos sanitários, além de profissionais de prefeituras municipais com a prerrogativa de trabalhar com sistemas de manejo de águas pluviais. Apesar do conhecimento se destinar a profissionais técnicos de engenharia, profissionais das áreas de química e biologia que trabalham em sistemas de tratamento também podem ser beneficiados com esse curso.

Importante: é necessário que o aluno tenha formação mínima no ensino médio, pois a conceituação se baseia em conceitos ministrados nessa etapa de estudo.

Metodologia

A metodologia empregada se constitui em videoaulas e aplicações de exercícios práticos que têm por finalidade consolidar o conhecimento.

Professores

Prof. Dr. João Sergio Cordeiro - Diretor de Educação da Allevant

» Formação

  • Engenheiro Civil – Escola de Engenharia de São Carlos USP/USP – 1975
  • Doutor – Eng. Civil – Hidráulica e Saneamento - Escola de Engenharia de São Carlos USP/USP - 1993
  • Professor Titular Sênior do Departamento de Engenharia Civil
  • Professor Titular Sênior do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar

» Demais Atividades

  • Diretor Técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de São Carlos/SP (1977)
  • Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de Passos/MG (1979 a 1985)
  • Diretor de Obras, Viação e Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Passos/MG (1983 a 1985)
  • Chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar (1986 a 1988)
  • Diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar - CCET (1995)
  • Ex-membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia do MEC
  • Coordenador do Comitê de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES (1998 a 2003)
  • Presidente da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia (2005 a 2010)
  • Ganhador do Prêmio "Personalidade da Tecnologia 2007 - Educação", pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
  • Trabalhos elaborados sobre Lodos de ETAs desde 1974
  • Orientou cerca de 40 trabalhos de mestrado e doutorado
  • Coordenador de várias turmas do curso de especialização em Gestão Ambiental e Sistemas de Saneamento

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